Sunday 4 September 2016

Aniversário de 350 anos do Grande Incêndio de Londres de 1666

350 anos do Grande Incêndio de Londres
Este ano, 2016, estamos celebrando o aniversário de 350 do Grande Incêndio de Londres, um evento catastrófico na história da cidade de Londres.

O Grande Incêndio de 1666

Este incêndio começou por volta das 01:00 em 02 de setembro de 1666 em uma padaria em Pudding Lane na City of London (a área conhecida como a Square Mile), berço histórico de Londres, onde moravam, na época, 80 mil pessoas, 1/6 da população total da cidade.

Vários fatores contribuíram para este incêndio ser o maior dos grandes incêndios.
Em Pudding Lane, existiam lojas que vendiam produtos inflamáveis como piche, corda, óleo e brandy. Havia também muitas indústrias em toda a cidade que dependiam de fogo, tais como as fabricas de sabão, padarias, cervejarias e metalúrgicas.
A City of London tinha muitas casas de madeira. Os andares superiores, chamados ‘jetties’, se projetavam na frente das casas estreitando as ruas. Isso facilitou a propagação do incêndio.  
Tinha sido um longo e seco verão, o vento era incrivelmente forte e o combate à incêndios ainda estava em sua infância.

Embora na época acreditava-se que o número de fatalidades tenha sido menos de dez, hoje se acha que o número tenha sido bem maior. Talvez os restos humanos não tenham sobrevivido devido ao calor intenso.

Saldo total da destruição: 44 prédios públicos, 87 igrejas, a St. Paul’s Cathedral e 13.200 casas. 83% da área da City of London. O processo de reconstrução levou 40 anos.

As Comemorações

London’s Burning,greatfire350 , um festival de artes e ideias, recriou o Grande Incêndio de 1666 através da visão de artistas contemporâneos e escritores. 

Em um dos eventos, London 1666
London's Burning 
uma reconstrução em madeira da paisagem de Londres durante o grande incêndio foi incendiada no rio Tamisa. 

 


Na Instalação Dominoes, 7 km de dominós caem ao longo da City of London:
Dominoes 






Em Fires of London, imagens de chamas foram projetadas na Cúpula da Catedral de St Paul's:













Além disso para lembrar o Grande Incêndio o Museu de Londres organizou uma exposição interativa sobre o assunto 
Fire!Fire!




E, a 'cobertura do bolo', o icing on the cake, como se diz aqui, foi  ter a oportunidade de visitar a Catedral e ter permissão para fotografar:












No comments:

Post a Comment