Depoimentos







"Para minha visita a Londres, a agência de turismo de Porto Alegre teve a felicidade de me indicar a guia histórica Vânia.
Vânia, profissional, pontual, responsável, com profundo conhecimento da cidade e da história, brasileira radicada em Londres há mais de 27 anos, fez da minha viagem uma experiência inesquecível e com gostinho de quero mais. Previamente, eu havia pesquisado e preparado um roteiro do que gostaria de visitar junto com minha amiga que estava me acompanhando. A Vânia nos conduziu, magistralmente, atuando como curadora, apontando e valorizando os principais pontos dentre aqueles que eu havia selecionado. Chegou ao detalhe de localizar e estudar as obras da National Gallery que eu havia indicado como sendo as de meu interesse maior.
Por tudo isto, recomendo fortemente a guia histórica Vânia para quem quiser fazer da sua estada em Londres um momento ainda mais especial."

Claudia Tropea, Porto Alegre, RS, Brasil, 2016



"Brazilian Tourist Guide achieves success in making videos about London"

...Toda esta formação faz de Vania Gay uma profissional diferente. Não se espere dela os clichês que, em geral, se ouve sobre Londres e os ingleses. Estudiosa, ela é uma guia para quem quer ir além da superficialidade dos cartões postais. Acompanhar Vania significa aprender um pouco dos 2 mil anos de Londres...

https://noticias.terra.com.br/dino/guia-de-turismo-brasileira-faz-sucesso-em-videos-sobre-londres,571beae61a7940b82d0384e5580243d1aiyixcdu.html 

"Precisamente no horário combinado, a encontrei sentada no lobby do hotel. Saímos caminhando pelo Hyde Park, em frente do hotel, enquanto trocávamos mais informações pessoais de gosto, temperatura e expectativas. Gostei do sorriso e da agradável recepção. Eu já tinha passeado várias vezes por aqueles caminhos mas, dessa vez, foi como uma viagem por entre monumentos, história passadas, homenagens e pequenos recantos que me fizeram apreciar ainda mais aquele espaço. Continuamos assim, por diferentes áreas da cidade, caminhando e conhecendo as histórias de castelos, praças, cafés, lojas de louça, áreas de consumo e casas de lanche locais. Foi uma inesquecível viagem ,em apenas um dia, e o melhor de tudo é que eu sabia ,que no dia seguinte, nos encontraríamos novamente.  Obrigado Vania e, próxima primavera, vamos pro norte".
Geraldo M. Costa
IT Controller da M4U, Rio de Janeiro, Brasil, 2016


"Eu e minha família (marido e duas crianças de oito anos) estivemos em Londres em julho/2016 e tivemos o prazer de contar com os serviços de guia da Vania. Além, de um conhecimento incrível de todos os pontos turísticos maravilhosos de Londres, os melhores lugares para visualizar tudo e pontos estratégicos onde poderíamos nos posicionar, foi de uma paciência incrível e conseguiu com eficiência mostrar para os adultos e as crianças o melhor de Londres. Minhas filhas estão encantadas com tudo que aprenderam e com a Vania que acabou se tornando amigas das meninas. Certamente, ficou com gostinho de "quero mais" Vania, obrigada por tudo."
Telma Ribeiro e familia, Sāo Paulo, SP, Brasil, 2016

"Estivemos em Londres em Abril de 2015 e posso afirmar com toda a certeza que nossa viagem foi muito mais completa com a Vania.
Contratamos seus passeios guiados por dois dias, nos quais pudemos conhecer grande parte da história da cidade e seus monumentos, bem como muitas curiosidades escondidas por entre suas ruelas. Em nosso tour, descobrimos que tanto a City of London quanto a City of Westminster abrigam uma série de edificações que ao olhar do turista desavisado nada significam, mas que na presença da Vania revelam-se palco de contos e “causos" imperdíveis.
Foram assim os dois dias que passamos com ela... repletos de aprendizado, lugares lindos e dicas valiosas.
Voltamos da capital inglesa felizes pela honrosa amizade que fizemos, gratos pela fantástica aula de história que essa nova amiga nos deu e certos de que numa próxima vez não hesitaremos em contratá-la novamente... Afinal de contas, existem cidades que a gente nunca consegue conhecer por completo, e embora Londres possa parecer uma delas, tenho certeza que na companhia da Vania conseguiremos completar essa missão!"

Marina Aurnheimer, Editora de Conteúdo, Imagina na Viagem. Rio de Janeiro, Brasil, 2015

“Não conhecíamos Londres, até que pudemos dizer que era hora. Então, meu marido, meu filho de 17 anos e eu resolvemos passar o ultimo Natal e ano novo por lá. Nos primeiros dias ficamos pelo bairro onde estávamos hospedados, mas antes da viagem eu já tinha feito contato com a Vania para fazermos um tour pela cidade. Quando entrei no site dela simpatizei tanto que fechamos um dia para 7 horas que foram de puro prazer, curiosidades sanadas e muitos deslumbramentos. Vania é uma expert no que faz e o mais importante, faz com amor. Um amor pela cidade que a acolheu e que sai dela pelos poros, pela energia e graça com que vai contando e explicando cada lugar e sua história. Assim ela nos conduziu pelas calçadas e ruas londrinas, nos encantando com o que pudemos olhar e ouvir e deixando em nós uma vontade de contratá-la por muito mais tempo. Não fosse ela, teríamos passado por Londres de uma forma menos colorida. Amamos! Por isso com satisfação a indicamos, sabendo que um tour com ela de guia faz toda diferença!"

Gizeli Belloli, Luiz Henrique e Henrique Schuh. Porto Alegre, RS, Brasil, 2014


No dia 15 de outubro de 2014 Vania  acompahou o nosso grupo que constava de 6 casais e ela fez um trabalho maravilhoso.
Ela sabe muito bem a historia de Londres e aprendemos muito com ela. Ela controlou o grupo muito bem e manteve a atencao de todos constantemente. Ela trabalhou alem da hora do contrato para nos assistir como usar o transporte publico e nao nos cobrou extra. Portanto, se alguem precisar de um tour guide, eu recomendo ela sem hesitar.
Neide e Ken Steiner, USA.2014

“Fizemos um breve tour pela cidade de Londres, guiados por Vânia Gay, que demonstrou ser uma experiente e excelente profissional no turismo, com um vasto conhecimento na história da capital, bem como nas particularidades de cada ponto turístico visitado. Soube tornar o nosso dia interessante mesclando curiosidades e também atualidades sobre os monumentos e construções. Passamos pelos principais pontos turísticos da cidade (Big Ben, Tower Bridge, London Eye, entre outros) e circulamos de metrô e nos emblemáticos ônibus de Londres. A equipe ficou impressionada e motivada à voltar para conhecer um pouco mais desta capital que é referência mundial em história e cultura."  
Diego Andrade (Plant Impact Brazil). 2014

Visitar Londres pela primeira vez cria uma expectativa extraordinária. Mas como circular por seu centro histórico, conhecer suas ruas famosas, parques, palácios, museus, conhecer os seus pontos turísticos e os seus monumentos históricos, vivenciar alguns “shows” em exibição, tudo em três dias?
Isto foi possível depois que contratamos a Vania Gay.
Profissional experiente e metódica, ela preparou os nossos roteiros de visitações quando ainda estávamos no Brasil, interagindo conosco por e-mail.
Antes mesmo de chegarmos a Londres, já tínhamos adquirido “tickets” de trem e ingressos para shows, tudo orientado por ela.
A experiência profissional de Vania, as suas informações e o seu conhecimento da cidade e de sua história, nos fez aproveitar muito mais o tempo. Sozinhos, minha esposa e eu jamais poderíamos conhecer tanta coisa importante em tão pouco tempo.
Morando há 25 anos em Londres, Vania não perdeu o seu sotaque brasileiro e adquiriu importantes hábitos ingleses, entre os quais o da pontualidade.
Competente, discreta, generosa, sensível, Vania nos conduziu por longas caminhadas sempre com muita atenção, bom humor e com informações preciosas e sempre muito circunstanciadas.
A sua atenção conosco chegou ao ponto de, em nossa partida, nos conduzir até a estação de trem e nos auxiliar no embarque, o que nos fez ter a certeza da importância de um guia profissional no quotidiano de um turista.
Ficamos muito agradecidos, Vania. Agradecidos e saudosos. Esperamos retornar a Londres e revê-la, em breve.”
Amanda e Manoel Lorenzo, Salvador, BA, Brasil, 2014

 Londres pelo olhar de Vânia Gay: 
"Uma cidade é um organismo, que nasce, cresce e se desenvolve, passando por diferentes fases, todas configurando importantes registros de sua identidade. Conhecer a cidade de Londres por meio do olhar de Vânia Gay é desvendar as várias fases reveladoras da urbanidade londrina, desde o seu surgimento no Império Romano, a sua conquista na Idade Média com a construção de castelos e importantes edifícios medievais, até o período vitoriano, rico em monumentos arquitetônicos. Além dos passeios que contam a história da cidade, Vânia apresenta aos visitantes de Londres o que há de melhor em museus, restaurantes, cafés, parques e o famoso transporte público, o Tube. As explicações completas sobre a cidade contemporânea, com seus edifícios imensos e construídos com a mais atual tecnologia, também foram precisas por parte de Vânia, que me fizeram apreciar ainda mais a cidade visitada. Parabéns à excelente profissional, atenciosa e atenta com as curiosidades dos visitantes de Londres."
Rachel Rodrigues Lima, Porto Alegre, RS, Brasil, 2014

“Quero em primeiro lugar agradecer a você pela atenção e gentileza que nos dispensou. É extremamente gratificante encontrar pessoas como você, competente e criterosa e que nos proporcionou conhecer LONDRES de uma maneira agradavel e plena de informações que nos deixaram totalmente satisfeitos e sentindo sua falta em diversos momentos do resto da nossa vigem, onde se fazia necessario o conhecimento historico. Parabens pelo profissionalismo e competencia com que desenvolve a sua atividade de Guia Turistico.”
Gilson Rosa, Bahia, Brasil, 2013

"Em julho, durante férias com minha família, conheci Vânia Gay e contratei-a como guia. Pessoa de uma cultura ímpar, foi extremamente pontual, correta e tornou nossa viagem muito mais interessante, permitindo que explorássemos os locais aos quais nos acompanhou com um olhar mais atento e completo. Deixou-nos, a todos, com vontade de retornar e aproveitar mais daquela cidade que já é, por si própria, carregada de história e peculiaridades. 
Mas não posso deixar de mencionar a compreensão e gentileza demonstradas para com meus filhos pequenos. Fiquei com receio que pudessem acabar entediados com um tour guiado. Mas, ao contrário, diante de uma guia gentil e paciente com as limitações de seus de 6 e 11 anos, cativou-os com material previamente preparado,  com detalhes pitorescos sobre a arquitetura e curiosidades locais, adaptando a narrativa de forma que pudessem compreender. "
Patricia Cunha e familia, Porto Alegre, Brazil, 2013

"Nós adoramos nossa estadia em Londres e com certeza Vania contribuiu muito. Sempre que lembrarmos de Londres também lembraremos dela. Queríamos que nossos filhos adorassem essa viagem então resolvemos contratar um guia, e Vania foi nossa guia. Eu posso dizer que eles aprenderam muito com as explicações fornecidas por ela. Eu e o meu marido já conhecíamos Londres,mas com certeza ter uma boa guia faz a diferença. Obrigada por nos acompanhar. Com certeza indicarei ela para minhas amigas que forem a Londres."
Andrea Frizzo e familia, SP, Brazil, 2013

"Você transformou nossa pequena estada em Londres em uma grande expedição, cheia de encantos e surpresas agradáveis. Com simpatia, bom humor e muita disposição física, a Vânia nos apresentou com maestria a essência Londrina, demonstrando profundos conhecimentos da história, da cultura e da arquitetura da cidade, extrapolando inclusive os lugares comums e os principais pontos turísticos. Valeu a pena".
Carlos Cesar e Hilda, Sāo Paulo, SP, Brazil, 2013

"Foi uma experiência bem interessante para nós. Pudemos visitar tanto os parques, palácios e igrejas, assim como a parte moderna da City of  London, com sua arquitetura ultra-moderna. Vania alia um grande domínio da cidade e suas histórias a um amplo conhecimento de arte e arquitetura. Seus roteiros, com toda a descrição dos locais que visitamos, assim como sua paixão pela cidade, nos trouxe uma outra ótica de Londres. Gostamos e recomendamos."
Alexandre e Cecilia Jau, Rio de Janeiro, Brazil, 2013

“Da incerteza de ter te localizado pela internet uma guia de turismo brasileira em Londres até a certeza do acolhimento que tivemos em nosso contato pessoal quando aí estivemos. Assim, só podemos dizer que suas indicações e passeios que fizemos abriram as portas para conhecer todo o aspecto cultural, turístico e geográfico de Londres, permitindo que até mesmo depois sózinhos pudéssemos nos locomover com segurança mesmo sendo a primeira vez que estávamos aí em Londres. E acima de tudo fica a alegria de termos mais uma amiga mesmo que geograficamente um pouco distante."
Wander S. Filho e família, Rio de Janeiro, Brazil, 2012

Guiding Renata and friends
"Gostaria  de  deixar  meu  depoimento  sobre a experiência maravilhosa que tivemos em Londres, ano passado (2012), enquanto a cidade acabara de sediar as  Olimpíadas  e se preparava para as Paraolimpíadas. Então, contratamos o serviços  da Vania para conhecer os principais pontos turísticos de Londres e  ela na verdade nos apresentou bem mais que o previsto. Fomos a Abadia de Westminster,  Parlamento,  Big Ben,  Palácio  de  Buckingham,  Green Park (belíssimo,  vale  muito  a  pena conhecer), Piccadilly Circus, conhecemos a famosa  loja  da  M&M´s  (a  meu  pedido), Trafalgar Square, além de outros detalhes  e points que ela foi sempre encaixando com seu jeitinho atencioso e delicado de ser. Fora isso, ainda nos deu todas as dicas para conhecermos a  Tower Brigde , o Madame Tussauds (museu de cera - não deixem de ir!!!) e London Eye. Não posso indicar melhor guia para quem vai a Londres. Na minha próxima  ida  a  esse  cidade  cheia de encantos, faremos com certeza outro passeio com a Vania! Contratem sem medo de ser infeliz! Escrever essas linhas foi um recordar maravilhoso desse momento! Obg, Vania!"
Renata Damasceno, Fortaleza, Brazil, 2012

"Foi maravilhoso contar com seu apoio nos dias que passamos em Londres. Você é uma excelente guia! Fez tudo de acordo com o que pretendíamos conhecer em Londres, atendendo plenamente as nossas expectativas. Foi além,  dando dicas e orientações do que fazermos na cidade após as nossas incursões. Nem preciso comentar da simpatia, disponibilidade e paciência com nossas perguntas constantes...Foi um prazer conhecê-la!"
Sandra Soraya de F. Santos. Fortaleza, Brazil, 2012

"Há exato um ano estivemos em Londres , e escolhemos a Vânia Gay para nos acompanhar como guia, e foi muito interessante porque fizemos um tour pelo centro financeiro de Londres onde foi muito legal perceber a interação  do supermoderno como tradicional , e o dia foi extremamente agradável porque a nossa guia com incrível conhecimento do local e principalmente da história daqueles lugares marcantes nos proporcionou um tour bem interessante e principalmente com muita liberdade. Foi muito gratificante esta experiência e recomendamos à todos que queiram conhecer Londres e suas interessantes histórias"
Augusto e Neide, Cuiabá, Brazil, 2012

"A Vania foi mais que nossa guia, ao final do maravilhoso e proveitoso dia ,aonde conhecemos coisas que com certeza não conheceríamos sem a ajuda ela,éramos verdadeiros amigos.Eu poderia dizer que foi o dia mais proveitoso da minha viagem e indicaria a todos meus familiares e amigos .Valeu muito o trabalho dela ,aliado a sua cultura , inteligência e senso de respeito a todos .Aproveito para mais uma vez agradecer a ela tudo que fez pela minha família e amigos."
Eduardo Lamarca, Gramado, RS, Brazil, 2011

“Tivemos um dia maravilhoso. Um passeio verdadeiramente fascinante ao redor de uma área de Londres que eu pensava que conhecia, mas eu era allheia a toda a história e aos detalhes ao longo do caminho. Vania é uma guia muito experiente e conseguiu dar muita informação em um estilo factual e memorável. Ela me ensinou  uma experiência totalmente nova, a de passear a pé em Londres. Eu já estou muito ansioso para minha próxima turnê” 
Lesley Hand, Suffolk, UK, 2011

“Vania mostrou muitos  lugares interessantes em torno de Mayfair que eu não sabia existiam. Todos os clientes ficaram encantados com a natureza animada e simpática da Vania e o conhecimento que ela possui. Eu definitivamente recomendaria ela como  guia turística ois ela é excelente. Mantenha o bom trabalho Vania.”  
Hansa Shah, London, 2011

“Vania  proporcionou para mim  e um grupo de amigos uma excelente  turnê , tailor-made, de uma área de Londres, que foi cheia de fatos interessantes e informações históricas e atuais”. 
Anne Hall, Worcestershire, UK, 2011

“Informativa, emocionante e educativa! Minha experiência da turnê de Mayfair, em Londres, superou as minhas expectativas e eu não sabia que havia tantos tesouros escondidos em torno da área onde eu trabalho diariamente. Eu aprendi tantos fatos interessantes sobre  locais, prédios e pessoas os quais eu provavelmente nunca teria sabido se não tivesse feito esta tour com a Vania. Obrigado”.
Joanna Ismail, London, 2011

“A turnê da Vania  em torno da cidade de Londres foi informativa e divertida. Postman 's Park foi  tão interessante que eu fui na internet para mostrar a minha família. Eu quero voltar e  certamente ser novamente "guiada" pela Vania.”
Anna Williams, Cleveland, 2011

Um passeio muito interessante e agradável em torno de Mayfair, onde eu descobri muitos fatos interessantes e incomuns sobre a área. Vania é entusiasta e claramente tem uma paixão por Londres e sua história. Não pode esperar para a caminhada seguinte!
Julie Dodds, London, 2011

“Gostaria de dar meu depoimento à guia turística Vania Gay pelo seu empenho e conhecimento durante a visita aos principais pontos turísticos da cidade de Londres, onde fiquei maravilhada com a sua habilidade de dirigir o passeio nos dando uma explanação direta e sucinta."
Maria Isabel Teixeira Tedesco, RS, Brazil, 2011

No comments:

Post a Comment