Saturday 21 January 2012

The Lord Mayor, a Cerimônia Silenciosa e Show do Lord Mayor

To read this in English, click here.

O prefeito em questão, Lord Mayor, é o prefeito da City of London, o centro histórico e financeiro de Londres,  informalmente conhecido como  "Square Mile". Um novo Lord Mayor é nomeado a cada ano e o desfile público, Show do Lord Mayor que acontece após a posse,  reflete o fato de que esta foi uma vez uma das posições mais proeminentes na Inglaterra.

Lord Mayor of London,prefeito da cidade de Londres,  é um cargo muito antigo e o poder é exercido na Square Mile, enquanto o Mayor of London, prefeito de Londres (que só existe desde 2000) ,é um cargo completamente diferente. Este é eleito na área da Grande Londres.

O cargo de Lord Mayor of London existe desde  1189, e no início do século treze(13th C) a posição já era tão poderosa quanto a de qualquer um dos barões do Reino Unido. Rei John concedeu um documento ao povo de Londres permitindo a eleição do seu prefeito a cada ano, desde que o novo prefeito se apresentasse ao Soberano e ao povo, e jurasse lealdade à Coroa.

O primeiro prefeito de Londres foi Henry Fitz-Ailwyn, em 1189. Desde então, cerca de 700 homens, e uma mulher, ocuparam o cargo de chefe da City of London. Lord Mayors são eleitos por um ano e atualmente eles não podem servir mais do que uma vez.

A posição sempre foi única e ainda é. É uma posição não remunerada e  não é afiliada a nenhum partido político. O prefeito dirige a City of London Corporation,  promove a indústria de serviços financeiros do Reino Unido internamente, e no exterior como um embaixador internacional. Entre outras multiplas funções, o prefeito é o  chefe do magistrado da City of London, Almirante do Porto de Londres e Chanceler (Dignitário responsável )da City University.

Além do show público, cada Lord Mayor eleito tem que fazer um juramento durante uma cerimônia muito mais exclusiva e privada.

Na sexta-feira 11 novembro de 2011, eu me senti privilegiada por poder  testemunhar  esta cerimônia tão antiga, The Silent Ceremony (Cerimônia Silenciosa). Estar sentada no Grande Salão do Guildhall para a instalação do 684th Lord Mayor of London, vereador (Alderman) David Wootton, foi realmente uma experiência excitante e emocionante.

A cerimônia  é conhecida como The Silent Ceremony,  porque além de uma declaração muito curta pelo Lord Mayor eleito ao tomar posse, nenhuma outra palavra é proferida. Tive a sorte de estar sentada em um assento no corredor o que permitiu-me inclinar e assitir o desenrolar da história a minha frente.

As luzes são reduzidas proporcionando um ambiente atmosférico. O novo prefeito toma posse e o ex- Lord Mayor passa em mãos os “símbolos” do cargo para o novo prefeito.

Os principais itens passados incluem a espada,o cetro, o selo e o inventário dos bens pertecentes a Corporação de Londres (para o qual o novo prefeito assume a responsabilidade). É uma cerimônia  com muitos rituais. Muitas reverências acontecem, três cada vez que um símbolo do cargo passa de um prefeito ao outro. Foi um privilégio maravilhoso testemunhar um evento tão histórico e importante.
No dia seguinte, fui assistir o espetáculo público: o Lord Mayor Show.

The Lord Mayor Show é um espetáculo anual e é a procissão cívica mais antiga no mundo. Uma jornada através de oito séculos de história de Londres. Seis mil participantes fazem parte da parada e percorrem o percurso de cinco quilômetros. Este show acontece no dia seguinte à cerimônia silenciosa, sempre no segundo Sábado de Novembro. Começa às 11:00h e termina às 14:30min.

Antigamente, a  procissão do prefeito era uma forma de "mostrar" o novo prefeito para o povo, que ele iria representar no seu mandato. Mas o principal objetivo desta procissão era ir ao Palácio de Westminster  fazer um juramento de lealdade à Coroa.

Atualmente, o juramento ocorre no Royal Courts of Justice eo percurso é pelas ruas, em vez de pelo rio (anteriormente o rio era uma das rotas utilizadas). A procissão começa na Guildhall e ao longo do caminho o prefeito para na Catedral de São Paulo para receber uma benção do Dean na escadarias da Catedral.

O evento é hoje um desfile de rua, que em sua forma moderna é uma combinação bastante alegre entre a tradicional pompa britânica e elementos de carnaval. Certamente vale a pena assistir!

1 comment: